Mathias Ariel Jaimes

Educação na Grécia Antiga

Pedagogia Socrática. Sócrates defende a fé na razão e a convicção de que existe uma verdade invariavelmente válida onde o homem tem que se voltar para si mesmo. Levar as pessoas sabedoria e a pratica do bem através do autoconhecimento é o objetivo de Sócrates. A pedagogia socrática nasce das reflexões sobre a natureza e o verdadeiro sentido da educação.

Escola de Platão. Para Platão, a educação tem como único objetivo a formação moral do homem com forte influência do Estado, que representa a ideia de justiça. Na pedagogia platônica a formação do homem moral se dá dentro do estado justo pois Platão defendia que os Governo deviam ser administrados por pessoas de grande sabedoria. E educação funciona como um filtro onde os alunos com maior potencial estudam para ser tornarem governadores. Platão defendia a tese de não transmitir conhecimentos aos alunos e sim incentivá-los a buscar respostas por si próprios através de conversação e debate rejeitando, deste modo, a educação padrão que se oferecia na época.

Aristóteles. Ao contrário de Platão que considerava o Estado o principal responsável pela educação, Aristóteles apontava que a família é o núcleo inicial da organização das cidades e primeiro estágio de educação. O dever do Estado era regular e vigiar o funcionamento das famílias garantindo que as crianças tivessem saúde e consciência das suas obrigações cívicas. A educação serve para formar um cidadão para a vida pública praticando a virtude, ou seja o equilíbrio justo a partir das disposições naturais, os meios para aprender e o hábito dos bons costumes éticos. Para Aristóteles o objetivo da educação é a felicidade ou o bem no funcionamento da parte mais elevada da natureza humana: a razão.

Educação. As Universidades. Na maioria das cidade a educação era privada sendo o “ginásio” (centro de cultura física e intelectual), a escola típica grega. Escolas de Retórica, fundadas por sofistas, eram combatidas por Sócrates e Platão. Treinavam os alunos para a oratória. Escolas de Dialética e Filosofia tratavam questões de metafísica e ética onde estudantes se reuniam em torno a Platão, Aristóteles e outros para debater os diferentes assuntos. As Universidades de Atenas e Alexandria surgiram na união das escolas citadas anteriormente.

Check Also

mathias-ariel-jaimes-matias-ariel-jaimes-publicitario-salvador-bahia-politica-religiao-catolica

A religião como atividade (exclusivamente) humana

Caraterística humana, a religião manifesta a fé do homem deste os tempos primitivos com rituais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.