Mathias Ariel Jaimes

O diálogo e a comunicação no século XXI

Uma das principais caraterísticas do “homo luquens”, o ser humano como ser de comunicação, é a utilização da linguagem com o objetivo de transmitir emoções, ideias e sentimentos. Pela linguagem o homem mostra quem é, se manifesta, registra suas experiências para gerações futuras e passa do mundo da sensação para o mundo da representação e formação de conceitos. Entre as diferentes formas de comunicação o diálogo é um tipo particular de comunicação interpessoal onde procura-se chegar a uma posição em comum, concordada e mutuamente satisfatória. O diálogo tende a unir as pessoas. Na Grécia Antiga, Sócrates desprezava a escrita e colocava o diálogo acima de qualquer outro meio de comunicação na busca do saber, conceito quase impossível hoje em dia onde a comunicação flui entre aplicativos de celular a redes sociais pelo computador.

Como ser racional o homem estende suas virtudes naturais criando armas e aparelhos indispensáveis para a sua sobrevivência e, se tratando de um ser social, encontra na comunicação a sua melhor arma de organização em grupo. Conforme os grupos vão crescendo e ocupando áreas cada vez maiores surge a necessidade de comunicação a longa distância via carta, telegrama, telefone até os dias de hoje.

Sabendo que o mundo humano e suas relações é um mundo de símbolos podemos afirmar que a partir da chegada de smatphones ao mercado novos símbolos, junções de palavras, “memes” e abreviaturas deu um novo impulso na forma de se comunicar entre pessoas e grupos independente de cidade, país ou continente. Esta nova sociedade virtual se envolve em debates diversos em torno de numerosos assuntos e conceitos pre-elaborados onde todos os participantes tem acesso a informações de forma instantânea e de qualquer lugar do mundo. Os membros desta sociedade virtual estão em constante movimento obtendo e compartilhando qualquer tipo de informação, de qualquer lugar, de forma diversa.

mathias-ariel-jaimes-matias-publicitario-argentino-politica-salvador-bahia-brasil

A internet é definitivamente o meio de comunicação por excelência do século XXI. Nas redes sociais em geral as pessoas pouco se importam com os fatos, o importante são as opiniões, principalmente e essas confortarem sua ignorância. O que mais enxergo em opiniões sócio-políticas é o argumento baseado na manchete da notícia. Poucos apreciam a notícias na íntegra.

Check Also

mathias-ariel-jaimes-matias-ariel-jaimes-publicitario-salvador-bahia-politica-religiao-catolica

A religião como atividade (exclusivamente) humana

Caraterística humana, a religião manifesta a fé do homem deste os tempos primitivos com rituais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.