Mathias Ariel Jaimes

“Homo Vivens”. Origem da Vida na Terra

Diversos arqueólogos afirmam que a vida surge na Terra há mais de 3 mil anos a partir de diversos fósseis encontrados em todo o mundo, principalmente na África da Sul.

Nos primeiros momentos de vida humana em sociedade o homem acreditava na teoria do “Criacionismo”, ou seja que toda vida no planeta era obra de Deus, ou um ser superior. Esta teoria procurar certa lógica a partir de ensinamentos bíblicos: “a Gênese”.

Segundo a “Abiogênese”, ou “Geração Espontânea” a vida era resultado da ação de um princípio ativo sobre uma matéria sem vida, na qual se tornava animada. Exemplo: coloque carne exposta durante algum tempo e dai surgiram moscas “espontaneamente”. Esta teoria (simplista), perdurou até o começo da era moderna onde o naturalista Franciso Redi provou com diversas experiências científicas que todo e qualquer organismo vivo surge a partir de outros seres vivos e nunca por “Geração Espontânea”.

O cientista francês Louis Pasteur deu fim a “Geração Espontânea” com uma série de experiências científicas que provou que todos os microrganismos se formavam a partir de qualquer tipo de partícula sólida, transportada pelo ar. Pasteus provou a teoria da “Biogênese”, ou seja que a vida surge de outra vida preexistente.

Surge a pergunta que alimenta dúvidas e mais dúvidas: “se os seres vivos se originam de outros seres vivos preexistentes, então como surgiu o primeiro ser vido?”

Surge a partir de estudos de físicos suecos a teria da “Panspermia”, ou “Vida Fora da Terra”. Segundo eles a vida na terra a vida teria sido originada a partir de esporos impelidos por uma energia luminosa do espaço exterior.

Na teoria da “Evolução Química”, ou “Evolução Molecular”, a vida na superfície terrestre teria sido originada a partir de uma evolução química de compostos inorgânicos que foram se combinando com o tempo até originar moléculas orgânicas.

Na era moderna, o naturalista britânico Charles Darwin dá início a teoria “Evolucionista”, segundo a qual a evolução das espécies se dá por meio de seleção sexual e natural. Segundo Darwin apenas os mais aptos sobrevivem de forma favorável e na luta pela sobrevivência a natureza favorece os seres mais bem adaptados ao ambiente.

Check Also

matias-ariel-jaimes-mathias-ariel-jaimes-publicitario-argentino-politica-filosofia

A vontade (liberdade) do homem

Séculos atrás Aristóteles apontava que o “homem livre é senhor da sua vontade e escrevo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.