Mathias Ariel Jaimes

Conceito de trabalho na antiguidade, na idade media e hoje. Esforço físico x capacidade intelectual

mathias-ariel-jaimes-matias-argentino-publicitario-politica-filosofia-trabalhoO conceito de trabalho nasceu com uma conotação negativa sustenta em mitos diversos. O texto cita o Mito de Sísifo, onde Zeus ordenou a Hermes aplicar um castigo exemplar a Sísifo, quem deveria carregar uma pedra até o topo do morro e chegando lá, esgotado de tanto esforço, a pedra cairia novamente rolando morro abaixo. O processo se daria diariamente até a eternidade.

O castigo a Sísifo explica a conotação negativa do trabalho na antiguidade por ser uma atividade manual e indigna. Para os pensadores gregos o tempo livre do homem devia ser utilizado para a meditação e os prazeres da vida.

“A utilidade do escravo é semelhante à do animal. Ambos prestam serviços corporais para atender às necessidades da vida. A natureza faz do corpo do escravo e do homem livre de forma diferente. O escravo tem corpo forte, adaptado naturalmente ao trabalho servil. Já o homem livre tem corpo ereto, inadequado ao trabalho braçal, porém apto à vida do cidadão. Os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios (estes tipos de vida são ignóbeis e incompatíveis com as qualidades morais); tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer (ócio) é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”, aponta Sócrates em “A Política” (cap. II, 12546b. e cap. VIII, 1329ª).

O trabalho passa a ter um vínculo maior com a religiosidade na Idade Média. O conceito de trabalho é tido como penitência para os pecados da carne, proporcionando cansaço para o corpo e distração para o espírito, afastando as tentações. O trabalho braçal, condenado na Antiguidade, vira uma forma de provação e fortalecimento espiritual em busca do Reino do Céu.

Trabalho no mundo de hoje / O trabalho nos dias de hoje vem sofrendo uma mutação diária, voltando à valorização intelectual do indivíduo. A labuta física está focada na velocidade dos dedos para clicar / movimentar no mouse e digitar. As redes sociais chegaram para distrair o trabalhador e proporcionar assim um bom desempenho das suas funções pois o tédio prejudica o trabalho.

Um outro fator que vem crescendo é o trabalho do tipo home-office onde trabalhadores são contratados no estilo “consultores” trazendo benefícios ao trabalhador quanto a empresa pois nesta relação tanto empregado quanto empregador conseguem maiores resultados economizando esforço e investimentos além de oferecer calma, tranqüilidade e tempo a uma maior qualidade de vida. Talvez o maior problema seja a ausência de limites que definam os espaços entre vida profissional e vida doméstica, em alguns casos aumentando as horas de trabalho levando à exaustão de horas e horas de esforço físico e mental.

Check Also

mathias-ariel-jaimes-matias-ariel-jaimes-publicitario-salvador-bahia-politica-religiao-catolica

A religião como atividade (exclusivamente) humana

Caraterística humana, a religião manifesta a fé do homem deste os tempos primitivos com rituais ...


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/mathiasjaimes/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.