Mathias Ariel Jaimes

A globalização e seus efeitos

mathias-ariel-jaimes-publicitario-argentino-filosofia-politica-salvador-bahia-argentina-brasil

A globalização de suas várias formas, comercial, financeira, produtiva e tecnológica, como um feito irreversível traz muitos efeitos ao redor do mundo, tanto positivos como também negativos. Países que não têm uma base sólida em suas finanças, nos seus mercados, tornam-se alvo fácil aos ataques de capital estrangeiro, não como forma de investimento direto, a longo prazo e sim com o objetivo de ganhar dinheiro fácil e rápido, a famosa especulação.

Empresas se veem em difícil situação, pois têm concorrentes em todo o mundo para o seu segmento de mercado, ao mesmo tempo em que também têm fornecedores espalhados por todos os cantos do planeta, fazendo com que tenham que obter ótimas informações, tanto para comprar insumos, matéria-prima e produzir, como para negociar seus produtos.

Vemos agora recentemente o caos por que está passando o mais rico e poderoso país do mundo, os Estados Unidos, onde a crise teve início nas hipotecas conhecidas como subprime, onde o crédito era dado a pessoas sem crédito no mercado e sem capacidade de honrar com os pagamentos, levando a um enorme risco delas não serem pagas. Grandes empresas americanas, bancos, organizações quase que centenárias, foram à falência devido à falta de liquidez, gerando consequentemente um estreitamento do crédito a nível global. Empresas que tinham dívidas em dólar também perderam muito de seu capital devido à oscilação do câmbio. Estes acontecimentos geraram perda de postos de trabalho, diminuição da demanda e da produção e riscos de estagnação em mercados emergentes, como o Brasil, que tinham boas perspectivas de crescimento sustentado.

Até quando o mundo terá que ficar à mercê, pagar pelos erros e a má administração de grandes organizações e multinacionais, que acabam tendo seus débitos subsidiados pelos governos locais, restando a nós simples mortais, ficar a espera da tomada de ações visando uma melhor distribuição de renda, ou seja, igualdade de direitos e oportunidades.

Ficha

A globalização e seus efeitos
ABREU, Valter Serra.
Disponível em: http://www.virtual.ucdb.br/moodle/mod/assignment/view.php?id=161787. Acesso em 13 de maio de 2016.
Os efeitos da globalização, positivos e negativos, para países sem base econômica sólida viram target de capital estrangeiro e especuladores financeiros. Origens da “bolha” econômica nos Estados Unidos e sua influência no mundo: postos de trabalho, demanda, recessão e crescimento sustentado quase nulo. Erros das grandes corporações e multinacionais e seus efeitos negativos.

 

Check Also

matias-ariel-jaimes-mathias-ariel-jaimes-publicitario-argentino-politica-filosofia

A vontade (liberdade) do homem

Séculos atrás Aristóteles apontava que o “homem livre é senhor da sua vontade e escrevo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.