Mathias Ariel Jaimes

A CORUJA de Athena

mathias-ariel-jaimes-argentino-publicitario-salvador-bahia-filosofia-politica-coruja-de-athena-minerva-grecia-roma-pensamento-sabedoria

Historiadores apontam que a filosofia teve origem na cidade de Mileto por volta do século VI a.c. na figura de Pitágoras quem teria se considerado “filósofo” unindo as palavras gregas “philo” (amor) e sofia (sabedoria). Sendo o filósofo o amigo da sabedoria, este manifesta constantemente seu desejo de saber, de conhecer o mundo que o rodeia com uma sede eterna de conhecimento. O homem busca desde a origem da civilização entender, indegar, se perguntar sobre a origem, a verdade.

A filosofia surge na superação do mito. O filosofo tenta superar com questionamentos e regras específicas a narrativa hereditária que tentava explicar e compreender fenômenos naturais, físicos e sociais a partir de teorias mitológicas passadas de geração em geração.

Esta superação da mentalidade mitológica se dá por diversos fatores. A navegação marítima mostra ao homem que existem lugares distantes com vida humana, desmitificando a ideia de monstros ou deuses, vivendo neles. Com a invenção do calendário o homem começa a entender o ciclo do “cosmos”, ou a ideia de ordem existente, sendo esta capacidade de abstração determinante para entender que não são os Deuses que definem o ciclo da natureza. Os comerciantes surgem na nova vida urbana, onde o homem deixa de viver na zona rural para conviver com outros seres em centros urbanos dando por fim ao relacionamento fazendeiro / Deus para criar uma nova forma de relação: patrão – empregado. Com a invenção da escrita o homem alcança um altíssimo grau de abstração possibilitando substituir o objeto pela ideia do objeto: o homem não precisa mais estar presente para comunicar alguma ideia. O relacionamento entre pessoas numa mesma zona urbana deu início a política, ou relacionamento onde membros da mesma comunidade discutiam e argumentavam com o objetivo de melhorar o convívio geral. A política corta o vínculo homem – Deuses, pois já seria um Deus o responsável pelo acerto ou erro de determinado empreendimento e sim o governante eleito.

Diante do surgimento da filosofia podemos recriar a palavras de Platão quem a define como a pose de um conhecimento sempre a disposição do homem. Filosofia é um estão de espírito da pessoa que ama, deseja e busca constantemente o conhecimento. É uma constante busca pela verdade e saber mesmo sabendo que existem inúmeros filósofos e inúmeras correntes filosóficas.

O símbolo da filosofia é a letra grega “fi” e a imagem da coruja de Athenas, a deusa da sabedoria e da paz. A coruja, um animal noturno atento e sempre alerta principalmente na escuridão, buscando suas vítimas no silêncio da noite, com uma visão profunda e alerta, além do fato de se tratar de uma ave que voando se aproxima aos céus (moradia dos Deuses).

No começo do século nasce a chamada FILOSOFIA CRISTàda necessidade de repassar conceitos cristão aos homens. O imperador romano CARLOMAGNO contrata os melhores professores da época com o objetivo de unir Igreja e Estado, visando proteger Roma das herdes bárbaras.

A primeira escola, ESCOLÁSTICA, surge como foi dito por Carlomagno evoluindo na ALTA ESCOLÁSTICA que agrega filosofia orientas (árabe e judaica) assim como conceitos de Aristóteles.

O movimento que revive conceitos greco-romanos, o RENACIMENTO, é o movimento literário, artístico e filosófico que coloca o homem, novamente, no centro da discussão. No Renascimento o mercantilismo e colonialismo vencem o feudalismo real.
Como a evolução do RENASCIMENTO surge o ILUMISMO que prega as luzes da razão do homem e se divide em IDEALISTA e EMPÍRICO, ou sensorial.

Podemos finalizar esta FILOSOFIA CRISTÃ com a chegada da FILOSOFIA E CIÊNCIA MODERNA desenvolvendo as ciências naturais com a biologia, física e química e as ciências humanas com a psicologia, sociologia, história, antropologia e geografia.

Check Also

mathias-ariel-jaimes-matias-ariel-jaimes-publicitario-salvador-bahia-politica-religiao-catolica

A religião como atividade (exclusivamente) humana

Caraterística humana, a religião manifesta a fé do homem deste os tempos primitivos com rituais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.